Símbolo Gráfico do Cont

Cont

Colloquium on Optical Network Testbeds

This text in English.

Tradicionalmente (há 20 anos), a cada dois anos a SBMO (Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica), em parceria com o IEEE-MTT-S (IEEE Microwave Therory and Techniques Society), promove no Brasil uma conferência internacional – o maior evento na América Latina relacionado às áreas de microondas, antenas e comunicações ópticas. Conhecida como IMOC, International Microwave and Optoelectronics Conference.

A comunidade científica brasileira que participa do IMOC também participa ativamente de dois projetos brasileiros relacionados a Redes Experimentais (Testbeds) de Telecomunicações: os Projetos GIGA, de âmbito nacional, financiado pelos Ministérios das Comunicações e da Ciência & Tecnologia, através do FUNTTEL, Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, e da FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, e Rede KyaTera, de âmbito regional (estado de São Paulo), financiado pela FAPESP, dentro do Programa TIDIA – Programa de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada. Por uma coincidência afortunada de datas, o IMOC de 2007 acontecerá num momento particular de proximidade da conclusão de etapas importantes destes dois projetos. Pioneiros no Brasil, suas infra-estruturas básicas foram e continuam a ser construídas e expandidas, é natural, portanto, que se busque promover um encontro entre seus principais atores para que possam refletir sobre os resultados obtidos e os esperados, as dificuldades encontradas pelos modelos e estratégias adotados e as próximas fases dos dois Projetos.

Com esta motivação, propõe-se a realização de um evento, simultâneo ao IMOC 2007 – e no mesmo local deste, com abordagem de um colóquio, que por definição compreende um encontro entre pessoas para conversar, debater. O tema central será, portanto, a experiência brasileira com redes ópticas experimentais e a sigla proposta é “CONT” (Colloquium on Optical Network Testbeds), que também sugere continuidade (os próximos passos).

A duração do colóquio será de um dia, tendo seu ritmo sincronizado com o do IMOC (seções técnicas, café e almoço) e o público alvo, além da comunidade científica que atua nas áreas de optoeletrônica (escopo do IMOC) é associado a atividades em camadas de rede, aplicações & serviços, produção de conteúdo, indústria de equipamentos e operadoras de telecomunicações.

O encerramento das duas reuniões, CONT e IMOC, será marcado por um coquetel comum, bem como por demonstrações de resultados já obtidos nos testbeds, promovendo assim a integração entre os dois públicos.

Além da participação presencial, haverá transmissão em tempo real, de todo o colóquio, para as instituições participantes dos testbeds, através de um ponto de presença dos mesmos no local do evento. Através desta conexão, será possível a realização de demonstrações de resultados obtidos nos Projetos GIGA e KyaTera.

Em paralelo ao colóquio, cada testbed apresentará, em um stand de exibições, vídeos, folders e banners descritivos de suas infra-estruturas, coordenação, participação em eventos e resultados obtidos. Estão previstas demonstrações de WebLabs, de protótipos transferidos para a indústria, de serviços e aplicações, além da apresentação de resultados científicos e divulgação em eventos.

Todos os direitos reservados.