Símbolo Gráfico do Cont

Cont

Colloquium on Optical Network Testbeds

O Cont 2007 estabeleceu um marco para que pessoas com diferentes visões e experiências conversassem sobre redes ópticas experimentais. O Colóquio previa a representação de diversos setores e, se considerarmos cada participante, veremos que praticamente todos os segmentos foram bem representados, embora com algumas ausências. Assim, não ouvimos a voz dos financiadores do Projeto Giga (Finep e Funttel), mas ouvimos vozes dos gestores dos Projetos Giga e KyaTera, da Fapesp, de gestores de pesquisa e inovação (RNP e CPqD), da indústria (AsGa), de operadora (Intelig) e da academia, a partir de pesquisadores e estudantes que participam e potencialmente poderiam participar dos testbeds.

Além da participação de inscritos no IMOC, que teve um total de 400 participantes, aproximadamente, cerca de 30 pessoas, entre estudantes e profissionais, se inscreveram exclusivamente para participar do Cont.

A realização de demonstrações de WebLabs, durante todo o dia do evento, resultou da união das equipes de Gerência de Rede dos Projetos Giga (CPqD e RNP) e Kyatera (Unicamp, Nara, Incor, USP e Mackenzie), com a indispensável ajuda do CPD-UFBA. Estas aplicações viajaram através das redes KyaTera, Giga, Ipê e NET. Por esta "primeira/última" milha na Bahia, especiais agradecimentos à Net-Salvador, que cedeu o par de fibras para a conexão UFBA-Pestana.

Neste evento foram apresentados importantes resultados obtidos nos dois testbeds; vários aspectos fortes de ambos ficaram evidentes, inclusive seus aspectos complementares que naturalmente se somam, bem como os que, bem trabalhados, serão aprimorados e trarão melhores resultados; apreciamos um panorama de testbeds e experiências estrangeiros; o encontro representou uma oportunidade para que várias reflexões e críticas construtivas fossem feitas; ouvimos depoimentos de experiências vividas, várias visões a partir de diversos segmentos da sociedade, empresas e gestores, enfim, participamos de uma discussão que requer desdobramentos e discussões sobre modelos de colaboração, de pesquisa e desenvolvimento em redes experimentais.

Todos os direitos reservados.