Símbolo Gráfico do Cont

Cont

Colloquium on Optical Network Testbeds

GIGA é um projeto desenvolvido em parceria pela Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, com recursos financeiros do FUNTTEL – Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações e apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos. A missão do Projeto GIGA é desenvolver tecnologias de Redes e de Serviços de Telecomunicações voltadas para IP/WDM diretamente sobre Rede Óptica e Serviços / Aplicações de Banda Larga. O Projeto está capacitando empresas nacionais em tecnologias competitivas, de forma associada com instituições de P&D, além de fomentar a oferta de novos produtos, protocolos e serviços de telecomunicações à sociedade brasileira, desenvolvendo componentes, dispositivos, equipamentos e soluções para a Rede Óptica. O Projeto GIGA desenvolve P&D, gerando produtos e serviços em forma de protótipos e transforma tecnologia em valor para empresas nacionais. Os produtos e serviços desenvolvidos são validados na Rede GIGA – que é na verdade uma grande plataforma de testes.

A rede experimental do Projeto Giga, inaugurada em 2004, possui 750 km de extensão e usa tecnologia de alta velocidade (capacidade de acesso de 1 Gbit/s ) para interconectar universidades e centros de pesquisa do eixo Rio – São Paulo. Sua missão tem sido desenvolver tecnologias de Redes e de Serviços de Telecomunicações visando: 1. transmissão de IP (Protocolo de Internet) sobre DWDM (tecnologia de comunicações ópticas de altíssima velocidade) e 2. Serviços & Aplicações de Banda Larga. Em sua primeira etapa, a ser concluída no final de 2007, o Projeto capacitou empresas nacionais em tecnologias competitivas, de forma associada com instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, além de ter fomentado a oferta de novos produtos, protocolos e serviços de telecomunicações à sociedade brasileira, desenvolvendo componentes, dispositivos, equipamentos e soluções para a Rede Óptica. Várias áreas da Ciência foram beneficiadas por seus subprojetos, tais como tele-medicina, protocolos & serviços de rede, e serviços & aplicações científicas. Além das instituições fisicamente conectadas à rede, foram financiados subprojetos de consórcios de pesquisadores de universidades e centros de pesquisa em 15 estados brasileiros. O resultado previa transferência de tecnologia para frentes como tele-educação, estudos de prospecção de petróleo, meteorologia e distribuição de vídeo em larga escala, para aplicações como educação à distância.

De fato, evento no dia 04 de Abril de 2007 no Auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília, celebrou as transferências de tecnologia dos sistemas desenvolvidos na Coordenação Temática de Redes Ópticas do Projeto GIGA/CPqD. A solenidade de consolidação das transferências de tecnologia para empresas brasileiras contou com a presença de muitas autoridades, incluindo o Ministro das Comunicações, o Ministro da Ciência e Tecnologia, o presidente do Conselho Gestor do Funttel, o presidente da FINEP, o presidente da RNP, e o presidente do CPqD e o presidente da Padtec. A solenidade pode ser assistida ao vivo do Anfiteatro 2 do CPqD através do aplicativo DMD (Distribuição de Mídia Digital), também desenvolvido no Projeto GIGA. A conectividade física para que isto fosse possível passou pelas redes GIGA, IPÊ (da RNP) e Infovias (rede metropolitana de Brasília). A transmissão foi feita via DMD, entre o Anfiteatro 2 do CPqD e Auditório do 8º andar do Ministério das Comunicações. A transmissão ocorreu em ambas as direções, de forma que os presentes no Ministério também puderam ver os presentes no Anfiteatro do CPqD.

Pelo lado da Pesquisa e Desenvolvimento no Projeto GIGA/RNP, as atividades foram terceirizadas, através de edital aberto de P&D, que levou à seleção de 33 subprojetos, propostos por consórcios de pesquisadores em 45 diferentes instituições de 15 estados brasileiros. Os temas de pesquisa apoiados incluem Protocolos e Serviços de Rede, e Serviços e Aplicações Científicos. Atualmente existem 27 subprojetos ativos, sendo 22 financiados e 5 não financiados, mas usando a conectividade provida pela Rede Experimental. O tema de Serviços e Aplicações Científicos inclui subprojetos nas áreas de multimídias, realidade virtual, e computação distribuída de alto desempenho utilizando tecnologias de grades, com aplicações em Saúde, Engenharia, Aeronáutica, Clima e Física de Altas Energias. Os resultados dos 27 subprojetos foram recentemente (Petrópolis, 03 a 06 de setembro de 2007) apresentados em um workshop onde também foram discutidos os rumos de P&D em redes experimentais de alto desempenho no Brasil, com participação, presencial e por videoconferência, de renomados pesquisadores dos Estados Unidos, do Canadá e da Europa.

Todos os direitos reservados.