Símbolo Gráfico do Cont

Cont

Colloquium on Optical Network Testbeds

A rede óptica KyaTera, inaugurada em 2005 e em fase de expansão, chega até o interior de laboratórios (Fiber-To-The-Lab) das principais instituições do estado de São Paulo. A plataforma óptica é constituída por uma rede estável e redes experimentais. A rede estável interliga todos os laboratórios oferecendo 1 Gbit/s de capacidade para videoconferências e para o desenvolvimento de novas aplicações da internet avançada, tais como os WebLabs (laboratórios remotamente controlados). As redes experimentais não apresentam limites de velocidade, exceto os impostos pelos equipamentos, permitindo aos pesquisadores interligados a pesquisa experimental de novos conceitos em redes ópticas, componentes e dispositivos.

O KyaTera nasceu com a missão de reunir as competências e recursos laboratoriais necessários para desenvolver ciência, tecnologias e aplicações da Internet do futuro. Mais de 600 pesquisadores do estado de São Paulo de diversas áreas do conhecimento estão trabalhando nesse desafio interligados por uma rede óptica de alta capacidade. Construída para a pesquisa, essa rede agiliza as interações e funciona como plataforma de testes de tecnologias.

Hoje o KyaTera conecta talentos de instituições acadêmicas e empresas através da sua rede óptica dedicada, formando um ambiente de trabalho colaborativo à distância para a geração de conhecimento e inovações tecnológicas: a Plataforma KyaTera de Pesquisa e Inovação. A Rede KyaTera está gerando conhecimento sobre a Internet do futuro, através da pesquisa cooperativa e experimental sobre a plataforma óptica da rede, mais precisamente, sobre:

Todos os direitos reservados.